Aposentados podem continuar trabalhando?

Saiba se os Aposentados podem continuar trabalhando

Se aposentar e continuar trabalhando se tornou uma dúvida muito recorrente entre os trabalhadores. Muitas dessas pessoas, não conseguem entender as explicações sobre o assunto, devido ao número de benefícios oferecidos. Por esse motivo, o esclarecimento das suas dúvidas sobre os Aposentados podem variar conforme a categoria que você se enquadra.

Geralmente, se os Aposentados decidirem se manter em seu cargo após liberação da sua aposentadoria, não a nada que o impossibilite. Mesmo que esteja aposentado, o trabalhador poderá escolher se manter ativo em seu trabalho. Portanto, mesmo que continue trabalhando, precisará se ligar na categoria que está inserido.

Qual grupo de Aposentados poderão continuar trabalhando após se aposentar?

A norma, como já foi falado, mostra que quem se aposentou pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), vão poder continuar trabalhando. Contudo, isso será valido para aposentados por tempo de contribuição e aposentados por idade. Dessa forma, já existe em outras situações, a possibilidade de manter-se trabalhando mesmo aposentado não vale ao que está previsto pela lei previdenciária.

Exceções: quem não poderá continuar trabalhando depois de aposentado?

Há 3 formas que não deixa que o trabalhador continue exercendo suas atividades depois de se aposentar, São elas:

1. Os Aposentados que forem servidores públicos

As normas para essa classe de trabalhadores também sofreram alterações na Reforma da Previdência da Emenda Constitucional 103/2019, e apresenta modalidades distintas para o servidor público. Por esse motivo, isso depende da norma em que o trabalhador se enquadra.

2. Aqueles Aposentados por invalidez (incapacidade permanente):

Essa norma está direcionada para os contribuintes que durante o tempo de trabalho, tiveram algum tipo de problema de saúde e ficou impossibilitado de exercer suas atividades e não sabem quando retornaram para as suas atividades de trabalho.

Assim, a causa da aposentadoria mostra que o próprio trabalhador não tem condições de exercer nenhum tipo de trabalho. Portanto, essa aposentadoria não é vitalícia, e se o trabalhador se recuperar, o trabalhador poderá retornar as suas atividades.

3. Quem trabalha com atividades especiais, tanto insalubres quanto perigosas

Está na legislação, que caso o aposentado dessa modalidade volte a trabalhar, o benefício da aposentadoria deverá ser interrompido imediatamente. No ano de 2020, o STF (Supremo Tribunal Federal) alterou a sua análise em relação ao assunto e confirmou que os Aposentados especiais não devem exercer nenhuma atividade de qualquer perigo.

Aposentados podem continuar trabalhando?
Imagem: Créditos/Canva

Caso o trabalhador tenha se aposentado com essa aposentadoria especial, ele poderá prosseguir trabalhando em outro tipo de serviço, que não ofereça mais risco durante o trabalho. Contudo, mesmo sendo regra, não quer dizer que os aposentados dessa classe não possam continuar trabalhando.

Das opções anteriormente citadas, a que exige mais restrição é a aposentados por invalidez. Para os que trabalham em âmbito público e aqueles que fazem atividades especiais, as restrições dependem da atividade que exerça.

Certamente, você também vai gostar:

> INSS: Prova de vida dos beneficiários tem novas regras

Não deixe de acompanhar diariamente o Supercuriosidade para não perder nada da economia.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies