Auxílio Específico de R$585: Quem tem direito ao benefício?

Saiba se você tem direito ao Auxílio Específico

Da forma financeira que o país se encontra no momento, uma parte da população está passando por dificuldade. Assim, o Governo Federal busca formas de ajudar a população com um perfil de vulnerabilidade social. Por isso, novos benefícios como o Auxílio Específico são lançados para esse grupo de pessoas.

É garantido um pagamento mensal para aumentar e dar uma renda extra dos beneficiários. Conheça um pouco mais sobre esse novo Auxílio Específico.

Novo Auxílio Específico do Governo Federal

Brevemente, o Governo Federal realizará o pagamento de um novo benefício, chamado de Benefício Composição Gestante (BCG). Portanto, terão nove parcelas disponíveis do benefício, a todos as pessoas elegíveis. Por isso, milhares de pessoas poderão receber um depósito mensal no valor de R$ 65.

O Ministério da Cidadania divulgou as informações normativas com as regras para a distribuição dos valores do Auxílio Específico. A descrição do benefício está no Diário Oficial da União no dia 7 de setembro de 2022.

Dessa forma, o benefício é direcionado as famílias com mulheres gravidas em sua constituição. Portanto, as parcelas do Auxílio Específico seriam referentes aos meses de gravidez da mulher.

Quais os requisitos para receber?

As mulheres que quiserem receber o benefício de acompanhamento financeiro ao longo da gravidez precisam saber a necessidade de se encaixar nos requisitos solicitados. Portanto, é necessário fazer todos os acompanhamentos necessários, assim o SUS poderá realizar o registro.

Assim, devem ser enviados os dados das gestantes para o cadastro do Governo, garantindo o pagamento do BCG. Além do mais, o beneficiário precisa seguir as regras abaixo:

  • Ser integrante de uma família que se mantenha registrada no banco de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Ser integrante de uma família que se mantenha vivendo em situação de pobreza, extrema pobreza ou ainda em emancipação;

Portanto, se a família contém mais de uma gestante em sua composição, há uma grande possibilidade da família receber um valor muito maior com Auxílio Específico. No entanto, as mulheres grávidas que receberem os valores não terão o direito de retornar para a fila de pagamento até completar um ano.

Como é feito o pagamento do Auxílio Específico

Algumas pessoas estão com uma dúvida, é a relação à forma de pagamento do benefício. Pois o valor será parcelado em nove vezes. Dessa forma, o benefício vai ajudar as famílias que tem gestantes, sem a necessidade de levar em conta o estágio da gestação.

Então, caso a gestante não tiver feito o pré-natal e começá-lo com três meses, mesmo assim, ela poderá receber as nove parcelas de pagamento do Auxílio Específico. Mas o pagamento será feito até o terceiro mês da criança depois de nascida.

Lembrando que todas as mulheres que passar por um aborto natural, também terão direito nos valores. Conforme a instrução normativa, o pagamento terá o propósito de ajudar na recuperação desta da gestante.

Como já mencionamos, o Governo Federal utilizará os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, feitos pela Atenção à Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). Como objetivo que esses dados apareçam no banco de informações, é necessário que a mulher faça suas consultas médicas através do SUS.

Assim, todas as informações necessárias da mãe da criança serão enviadas automaticamente para o Ministério da Cidadania. Logo depois da análise, os critérios de elegibilidade, os valores do Auxílio Específico entrarão direto na conta da pessoa.

E para finalizar, não podemos esquecer que o pagamento do benefício será feito junto do Auxilio Brasil, para quem tem direito. Portanto, já está previsto o calendário até final do ano.

Certamente, você também vai gostar:

Nome Sujo: Revelado como consultar se seu nome tem pendência

Não deixe de acompanhar diariamente o Supercuriosidade para não perder nada da economia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies