FGTS: Confira até quando poderá sacar o saque-extraordinário

Saiba quando poderá fazer o saque-extraordinário do FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi lançado para ajudar os trabalhadores que perderem o emprego sem justa causa. Além do mais, ele colabora com a movimentação da economia, e traz vários benefícios durante o ano, entre eles estão o Saque-Aniversário e o Saque Extraordinário.

Portanto, no dia 15 de junho deste ano, ficou disponível o último lote do saque extraordinário do FGTS. Esse pagamento vai contemplar aquelas pessoas nascidas em dezembro. Confira como o processo acontecerá e qual será o prazo para fazer o saque do valor.

Como será o saque extraordinário do FGTS

Para aqueles trabalhadores que nasceram no mês de dezembro está liberado o valor de R$1 mil reais. Isso será conforme o cronograma criado de acordo com a data de aniversário dos beneficiários. Portanto, deverá ser retirada até o dia 15 de dezembro a última parcela. Se isso não acontecer, ela retornará para a conta de fundos.

Aquelas pessoas que tem o direito ao valor poderá movimentar a quantia de R$1 mil reais no aplicativo do Caixa Tem (bit.ly/3e1j0y7), isso devido a quantia ter sido liberada de forma automática. Com isso, a Caixa apresenta que o saque extraordinário está liberado para todos os beneficiários do FGTS.

Contudo, isso não acontece para aqueles que tem alguma quantia bloqueada. Então, confira o que provoca o bloqueio de uma conta:

  • Determinação judicial;
  • Dados inconsistentes no FGTS;
  • Pedido de devolução de valor recolhido pelo programador;
  • Contratação de operação de crédito para saque-aniversário.

Como solicitar o saque extraordinário

Caso queira pedir a bonificação, é muito simples. Não há necessidade de procurar uma agência da Caixa, basta seguir o passo a passo abaixo de forma online:

  • Baixar e acessar o aplicativo do Fundo acesse (bit.ly/3dXSN3L);
  • Clicar no menu “Saque Extraordinário” e preencher os dados para confirmar;
  • Clicar em “Solicitar Saque” e, pronto, o valor será liberado.

Mas, se o trabalhador não tiver interesse em retirar o valor, ele não precisa. Para avisar que não utilizará a quantia no momento, é só avisar pelo chat do Caixa Tem ou ir até uma agência Caixa. Depois desse procedimento, basta solicitar o cancelamento até o dia 10 de novembro pelo aplicativo do FGTS.

 Mais funções do aplicativo do FGTS

Além de capaz de fazer o saque extraordinário, o aplicativo do Fundo de Garantia tem outras funções. São elas:

Além de poder acessar o saque extraordinário, o aplicativo do Fundo de Garantia também permite outras funcionalidades. Entre elas:

  • Alterar o cadastro para a criação da Conta Poupança Digital;
  • Consulta do valor a ser creditado;
  • Comunicar que não quer receber o dinheiro no momento;
  • Pedir o retorno do dinheiro creditado para a conta do Fundo;
  • Consulta do valor creditado.

Conheça mais sobre o Fundo

Saque extraordinário do FGTS já tem data definida
Imagem: Créditos/Canva

A conta do Fundo está ligada à de contratação de trabalho. Portanto, os empregadores fazem o deposito na conta do fundo da Caixa Econômica Federal igual a 8% da quantia bruta do salário do trabalhador. No entanto, os contratos de aprendizagem, diferente dos trabalhos formais, tem somente 2% da quantia depositada.

Além disso, antes de setembro de 1996, época em que o FGTS foi lançado, só existia a estabilidade decenal que necessitava de 10 anos para que o trabalhador receba algum direito trabalhista.

Certamente, você também vai gostar:

> INSS pode aumentar o valor da sua aposentadoria: Saiba como

Não deixe de acompanhar diariamente o Supercuriosidade para não perder nada da economia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies