FGTS Futuro: Governo anuncia data da concessão
Saiba quando será possível sacar o FGTS Futuro

Há pouco tempo, o governo federal autorizou uma nova finalidade para o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O propósito é aquelas pessoas que desejam fazer o financiamento da casa própria com o programa social do Casa Verde e Amarela, usem os futuros depósitos para diminuir o valor da prestação.
Na verdade, funcionará da forma de um consignado no fundo de garantia. Dessa forma, é possível que o cidadão consiga pagar até 80% das prestações do financiamento quando utilizar o valor liberado no seu FGTS. Poderia ainda, utilizar o valor para dar entrada no crédito imobiliário, sendo o imóvel novo ou usado.
Recentemente, com a atual modalidade as pessoas com a renda mais baixa terão maior benefício. Assim, ao fazer a solicitação do financiamento de imóvel, o cidadão deve permitir que o valor a receber dos meses recolhidos seja utilizado para pagamento das prestações do fundo de garantia.
Na data que o dinheiro for liberado no banco vai descontar a quantia, sistema semelhante ao existente hoje para empréstimo consignado. O sistema recebeu o nome de FGTS Futuro porque antes do valor ser depositado na conta da pessoa, os valores já vão ser contabilizados como uma fração da renda do trabalhador.
Assim, poderá autorizar o financiamento da casa própria. Dessa forma, o valor da prestação pode aumentar, com isso o valor do imóvel também pode ser maior.
Quem utilizará essa nova modalidade de crédito do FGTS Futuro?
Muitos trabalhadores possuem saldo no fundo de garantia, contudo, nem todos terão direto de utilizar para o FGTS Futuro. Assim, o propósito seria beneficiar muitas famílias, que no presente momento não possuem crédito por a renda é muito baixa para comprar um imóvel. Refere-se a:
- Famílias beneficiadas pelo Casa Verde e Amarela;
- Pessoas com renda entre R$ 2,4 mil e R$ 8 mil.
Qual a previsão para o programa está disponível

Ainda não está disponível para contratação o crédito financeiro usando as parcelas futuras do seu fundo de garantido. O trabalhador ainda vai precisar esperar até 2023 para que inicia o processo, isso pelo motivo dos bancos terem a necessidade de fazer a adaptação ao novo sistema e é necessário de um tempo maior para isso.
Espera-se, que o procedimento seja autorizado em meados de fevereiro, levando em conta que será necessário de 120 dias em meio a publicação do projeto FGTS Futuro e a adaptação dos bancos.
Certamente, você também vai gostar:
> Jovens Aprendiz Caixa 2023: Vagas e inscrições abertas
Não deixe de acompanhar diariamente o Supercuriosidade para não perder nada da economia.