Imposto de Renda: Confira a data da restituição do último lote

Saiba como consultar a restituição do último lote do Imposto de Renda

Muitos brasileiros ainda se assustam quando ouvem o termo “Imposto de Renda“. Isso porque no decorrer do processo, a Receita Federal aponta as pessoas que necessitam pagar um valor a mais de imposto e as que tem direito na restituição.

Assim, quem tem direito à Restituição do Imposto de Renda. Portanto, a Receita Federal fará o pagamento desses valores as pessoas destinadas, dividindo os beneficiados por grupos. Então, nesse momento, será feito o pagamento do último lote.

Como é a restituição do Imposto de Renda

Algumas pessoas serão escolhidas para receber a restituição, mas, caso não tenham conseguido fazer o saque do valor, podem estar incluídas no pagamento do último lote, que é o quinto. No final do mês de agosto a Receita Federal finalizou o pagamento do quarto lote da restituição.

O valor pode chegar a 6 bilhões de reais enviados para 4,46 milhões de pessoas. No mês de setembro, o órgão realizará o pagamento do último lote, deixando os contribuintes ansiosos para o recebimento. Dessa forma, quem estiver aguardando o pagamento da restituição do Imposto de Renda, terá que aguardar até o dia 30 de setembro.

Portanto, no dia 30 encerrará o pagamento da restituição do Imposto de Renda. Contudo, espera-se que a Receita Federal disponibilize os valores a receber para consulta durante o dia 23 de setembro. Lembrando que o processo de pagamento é feito de acordo com o envio antecipado dos documentos, para receber no primeiro lote.

Também há alguns grupos prioritários, como os idosos, pessoas com deficiência e também aqueles que vivem do trabalho no magistério. Caso tenha sido necessário fazer alguma correção no documento também ficará para receber no último lote.

Como faz a consulta da restituição?

Aqueles que tiverem o interesse em saber como fazer a consulta dos valores da restituição do Imposto de Renda para se preparar para a hora da liberação. Portanto, devesse acessar o site da Receita Federal em https://bit.ly/3qM2rsM. Logo depois é necessário informar o ano que deseja realizar a consulta.

Assim, nos próximos espaços é preciso informar o CPF e a Data de Nascimento. Por fim, resta clicar no botão escrito “Consultar”. Contudo, é preciso lembrar novamente que as consultas para o último lote vão estar disponíveis somente uma semana antes da data de pagamento, mais precisamente no dia 23 de setembro.

Como funciona pagamento da restituição do Imposto de Renda?

Consultar pagamento da restituição do Imposto de Renda
Imagem: Créditos/Canva

A forma de pagamento da restituição é feita de acordo com depósito diretamente em uma conta corrente que esteja ativa. É possível também solicitar o pagamento por pix ou forma direta. Lembrando que a restituição será enviada para a conta bancária informada pelo próprio contribuinte, no processo de preenchimento da declaração do Imposto de Renda.

Caso houver qualquer tipo de inconstância nos dados informados pelo contribuinte junto ao documento, a restituição ficará disponível no Banco do Brasil. Contudo, o contribuinte terá apenas um ano para saque do valor.

Se ocorrer esse erro, e o beneficiário identificar o problema, poderá solicitar o agendamento do depósito diretamente pela Central de Relacionamento do Banco do Brasil. Portanto, basta ligar em um dos números a seguir:

  • Para as capitais: 4004 0001;
  • Para as demais localidades 0800 729 0001;
  • Para deficientes auditivos: 0800729 0088.

Certamente, você também vai gostar:

INSS vai cancelar benefícios: Saiba mais detalhes

Não deixe de acompanhar diariamente o Supercuriosidade para não perder nada da economia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies