Imposto de Renda: Saiba como pedir revisão

Saiba como pedir a revisão do Imposto de Renda caso seu nome não estiver na lista de restituição

No último dia 30, a Receita Federal fez o pagamento da última parcela da restituição do Imposto de Renda. Aquelas pessoas que não tiveram a quantia restituída, pode ser em razão de alguma pendência de informação não realizada. Portanto, o cidadão pode conferir através do aplicativo ou portal na opção “verificar pendências”.

De acordo com a receita, 2,7% das declarações feitas registraram ter alguma pendência. Portanto, cerca de 1.032.279 declarações enviadas que estão com alguma pendência.

Qual a forma de retificar a declaração do Imposto de Renda?

Essa restituição, é na verdade o retorno da quantia para a mais para a Receita pelo contribuinte. Agora, para as pessoas que afirmam que devem receber a restituição, mas não receberam o quinto e último lote, terá que fazer a retificação do Imposto de Renda.

Aquelas pessoas que fizeram a correção necessária receberá a restituição em um lote residual. Dessa forma, a declaração retificadora fará a mesma função e terá a mesmo valor da declaração inicial. Assim, será de extrema importância que conter todas as informações que foram usadas na primeira declaração, fazendo somente as alterações e retiradas do que realmente forem precisos.

Também poderá ser acrescentado as informações que necessitarem incluir na declaração, caso houver. Para aqueles que decidirem mandar a retificação, poderá utilizar uma das duas opções disponíveis. Elas são:

  • Baixando o aplicativo “Meu Imposto de Renda”;
  • Acessando o portal eCAC, onde terá uma opção para retificar o imposto de renda.

A pessoa só precisa identificar o documento que necessita de retificação do Imposto de Renda, seleciona-lo e fazer as alterações necessárias. Assim, vendo a opção “verificar pendências”, surgirá em vermelho as pendências que necessitam de correção e na cor amarela detalhes que são permitidos correção, mas eles não precisaram de uma retificação para isso.

Como receber a restituição

Saiba como solicitar revisão do Imposto de Renda
Imagem: Créditos/Canva

A quantia devida da restituição será depositada na conta informada pelo cidadão. Contudo, o valor também pode ser feito via PIX para o contribuinte, caso ele use o CPF como chave. Caso o deposito da quantia não ocorra, ela ficará disponível no Banco do Brasil por um ano.

Se isso acontecer, o cidadão precisará reagendar o envio do valor pelo site do Banco do Brasil ou por meio da Central de Relacionamento BB: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos). Portanto, confira se seu nome está na lista da restituição do Imposto de Renda.

Certamente, você também vai gostar:

> Auxílio-Inclusão: Quem pode receber esse benefício do INSS

Não deixe de acompanhar diariamente o Supercuriosidade para não perder nada da economia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies