INSS paga aposentadoria integral por invalidez?

Saiba em qual situação o INSS pode pagar aposentadoria integral por invalidez

A pouco tempo, tivemos a reforma da previdência, e com ela, muitas mudanças aconteceram nas regras da aposentadoria, e uma delas, é a aposentadoria por invalidez do INSS. Com a alteração no cálculo muitos beneficiários estão com dúvidas sobre o benefício, que hoje dificilmente acerta a quantia integral que os segurados recebiam.

Hoje conhecida por aposentadoria por incapacidade permanente, título recebido depois da reforma. Assim, ela favorece os trabalhadores contribuintes do INSS que ficaram incapacitados de cumprir suas funções por causa de uma doença ou acidente.

Contudo, com o novo cálculo da aposentadoria, a maioria das pessoas que necessitam do benefício por incapacidade permanente não tem condições de receber 100% da quantia média do salário. O número de pessoas que recebem o valor integral ainda é bem pequeno. Portanto, vamos esclarecer quais são as diferenças.

As diferenças entre os valores que assegurados do INSS podem receber

Depois da reforma da previdência, o benefício do INSS começou a ser calculado de acordo com a média salarial paga em julho de 1994 até o momento do afastamento do contribuinte. Então, isso quer dizer que todos os salários que ele recebeu nesse período entrará no cálculo.

Antes de acontecer a reforma, até 20% das contribuições seriam capazes de ser excluídas do cálculo, as que normalmente eram as que tinham valores menores. Assim, com essa nova regra do INSS, não é mais possível o contribuinte retirar as contribuições de menor valor, o que deixa a média salarial mais baixa.

Além disso, para a aposentadoria por incapacidade corresponde a 60% dessa média, com um acréscimo de 2% por ano de tempo mínimo, sendo que no caso de mulheres está fixado em15 anos, e para os homens é 20 anos.

É possível um segurado ter a aposentadoria integral. Quando isso ocorre?

A forma de receber 100% da média salarial, o segurado tem que se aposentar por incapacidade por um acidente de trabalho ou doença profissional, o que significa que quando ela ficou incapacitada foi por causa de sua ocupação. Assim, o valor será pago integralmente pelo INSS.

O acidente de trabalho é aquele acidente que ocorre no decorrer do período de trabalho, o que pode ocorrer também durante o trajeto até o serviço, durante as refeições e até durante o descanso. O que pode acontecer também, são doenças que decorrem da atividade exercida, por exemplo, uma intoxicação, lesões e até mesmo questões de saúde mental.

INSS pode pagar aposentadoria integral por invalidez
Imagem: Créditos/Canva

Para que saiba o valor corretamente que você terá direito, é preciso que você vá em busca de um profissional da previdência social. Assim, ele garantirá o auxílio e todos os direitos que você tem.

E para finalizar, é necessário saber precisa de uma perícia médica do INSS que confirme a incapacidade antes que a previdência libere o benefício. Portanto, é necessário que ele mostre os laudos, exames e quaisquer documentos que comprovem sua condição.

Certamente, você também vai gostar:

> Dívidas com banco? Pague com 90% de desconto

Não deixe de acompanhar diariamente o Supercuriosidade para não perder nada da economia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies