INSS pode aumentar o valor da sua aposentadoria: Saiba como

Saiba como solicitar o aumento da sua aposentadoria do INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem a responsabilidade pelo pagamento das aposentadorias. Conforme o Instituto, existem mais de 21 milhões de brasileiros aposentados. Dessa quantidade de aposentados, a grande maioria ganha o piso, que é um salário-mínimo, que hoje é de R$1.212,00.

Portanto, é por isso que muitos se aposentam recebendo tão pouco. Assim, o que deveria ser um período de maior tranquilidade passa a ser estressante. Isso porque, após muitos anos de trabalho, a cidadão passa a receber pouco. Contudo, há meios de elevar a quantia da aposentadoria do INSS. Conheça como aumentar esse valor.

Como funciona o cálculo da aposentadoria do INSS

Para iniciarmos o assunto, precisamos esclarecer que há um teto para as aposentadorias. Da mesma forma que existe um piso, que seria o menor valor que alguém pode receber, o teto é a maior quantia que um aposentado pode receber.

Recentemente, o valor do teto é de aproximadamente 7 mil reais. Então, de forma alguma um segurado do INSS receberá um valor maior que esse de benefício. Contudo, ainda é possível aumentar o valor. Para aumentar a aposentadoria, contudo, é necessário se enquadrar em alguns critérios determinados pelo próprio Instituto.

O cálculo da aposentadoria do INSS é feito com referência em dois números. O primeiro deles, está associado aos salários do trabalhador. Inicia-se fazendo a média dos vencimentos da pessoa e se tem 60% dela. Prontamente, o número que resultou não deve ser menor que o piso.

Portanto, caso a pessoa passou o período de trabalho ganhando um salário-mínimo, vão receber um salário-mínimo de aposentadoria. O valor do benefício também não pode ser menor que isso. Afinal, o segundo número é associado com o tempo trabalhado.

Assim, há um tempo mínimo necessário para contribuir de 15 anos, para homens e mulheres. No entanto, caso o trabalhador homem faça suas atividades durante 20 anos, no mínimo, a cada ano trabalhado, acrescentará 2% no seu benefício.

Portanto, caso a pessoa trabalhe por 35 anos recolhendo o INSS, ela poderá receber 90% do seu salário como benefício. Assim, não será possível ganhar menos que o piso, nem possível receber mais do que o teto. Então, se o número for maior que o teto, o valor a receber será o teto. Com relação as mulheres, a quantidade são de 15 anos e não de 20 anos.

Como é a revisão das aposentadorias

INSS pode revisar aposentadorias
Imagem: Créditos/R7

Com base nessas informações, para aumentar o valor da aposentadoria, o trabalhador deve dar entrada em um pedido de revisão. Mas, isso só é possível agora devido à Reforma da Previdência, que passou a valer em 2019, prejudicando vários trabalhadores.

Diversos trabalhadores não tiveram as quantias de antes de 1994 no cálculo do benefício. Portanto, o INSS dá a opção para que se sentiu lesado entre com pedido de revisão, que poderá ser feita em uma das agências do Instituto. Precisamos lembrar que, se ficar confirmado que a pessoa esteja recebendo um valor maior do que tem direito, o seu benefício reduzirá. Assim, é necessário que o cálculo seja feito corretamente.

Certamente, você também vai gostar:

> INSS vai diminuir a idade para aposentar?

Não deixe de acompanhar diariamente o Supercuriosidade para não perder nada da economia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies