IPVA: Confira se você tem direito em isenção ou descontos

Saiba se você tem direito a desconto ou isenção do IPVA

Entre muitos impostos que são cobrados a população brasileira, um dos que mais atacam os bolsos de quem tem veículos é o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor, mais conhecido como IPVA. Assim, esse seria o imposto anual cobrado a aqueles cidadãos que tem veículos no país.

Portanto, o pagamento do IPVA deve ser feito em cota única ou se preferir parcelar em alguns meses. Contudo, muitos não sabem é que muitas pessoas tem direito a descontos ou, em muitos casos até isenção do pagamento da taxa.

A Prefeitura de São Paulo, publicou que a cidade vai conceder descontos de até 50% no valor do imposto de pessoas que possuem veículos híbridos ou elétricos. Isso porque o município se preocupa com o efeito que a queima de combustíveis trás nas mudanças climáticas.

Assim, a Prefeitura de São Paulo incentiva que os cidadãos comprem esse tipo de veículo. No período de pandemia, houve um aumento expressivo nos preços dos automóveis e combustíveis, portanto, o Governo do Estado concedeu aos proprietários de veículos um desconto de até 9% do valor total do IPVA se o pagamento for feito até o mês de janeiro.

O valor concedido no desconto é 3 vezes maior que o oferecido no ano de 2021. Assim, há dois grupos de pessoas que não tem obrigação de fazer o pagamento do IPVA. O primeiro grupo, são aqueles que recorrem ao ano de fabricação do veículo e o segundo são de pessoas com deficiência.

Contudo, as reduções desses impostos devem ter uma grande variação conforme sua localidade e, principalmente com o ano de fabricação do veículo. Dessa forma, acompanhe abaixo mais detalhes.

Veículos que terão descontos ou isenção do IPVA

1- Veículos que tenham 10 anos de fabricação: terão isenção do imposto nos estados de Roraima, Rio Grande do Norte e Goiás;

2- Veículos que tenham 15 anos de fabricação: terão isenção do imposto nos estados do Rio de Janeiro, Piauí, Paraíba, Pará, Maranhão, Espírito Santos, Distrito Federal, Ceará, Bahia, Amazonas e Amapá;

IPVA com desconto ou isenção
Imagem: Créditos/CNN

3- Veículos que tenham 18 anos de fabricação: terão isenção do IPVA no estado do Mato Grosso;

4- Veículos que tenham 20 anos de fabricação: terão isenção no Rio Grande do Sul, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo;

5- Veículos que tenham 23 anos de fabricação: terão isenção no estado de Alagoas

6- Veículos tenham 30 anos de fabricação: terão isenção do imposto em Santa Catarina;

7- Então nos estados de Minas Gerais e Pernambuco a isenção vem de forma progressiva. Portanto, quanto mais antigo é o carro mais o é o desconto.

Certamente, você também vai gostar:

> Cadastro Único está finalizando o prazo para atualização de dados

Não deixe de acompanhar diariamente o Supercuriosidade para não perder nada da economia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies