Mutirão de Negociação de Dívidas: fique livre de suas dívidas

Saiba como funciona o Mutirão de Negociação de Dívidas

Chegou a hora de se livrar de suas dívidas. Pois no dia primeiro de novembro deu início ao Mutirão de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que está direcionado a aquelas pessoas que tem o desejo de quitar suas dívidas. São mais de 160 bancos e instituições financeiras que oferecem melhores condições para quitações de dívidas.

Essa iniciativa partiu do Banco Central, da Federação Brasileira de Bancos, da Secretaria Nacional do Consumidor e dos Procons estaduais. Na última edição do Mutirão de Negociação de Dívidas, foram mais de 1,7 milhões de dívidas negociadas. Na edição deste ano, as pessoas físicas terão a oportunidade de renegociar seus débitos de cartão de crédito, cheque especial, consignados e muitas outras dívidas.

Esse tipo de mutirão acontece para ajudar aquelas pessoas com dívidas que tem dificuldade em se livrar delas, para que sejam capazes de administrar suas finanças e prevenir ou sair das suas dívidas, e isso ocorre quando as dívidas começam a atrapalhar as despesas essenciais da família.

Esse acordo de quitação da dívida está garantido ao consumidor, através da Lei nº 14.181/21. Assim, essas negociações do Mutirão de Negociação de Dívidas podem ser feitas de forma global, isto é, com todas as instituições financeiras ao mesmo tempo. Para aqueles cidadãos que estão endividados, o melhor a se fazer é buscar suporte nos órgãos de proteção de crédito.

Como faz para participar do Mutirão de Negociação de Dívidas?

Para participar do Mutirão de Negociação de Dívidas é muito simples, visto que a negociação é toda feita on-line. A pessoa só precisa entrar no site consumidor.gov.br e solicitar a negociação. Para iniciar o processo de negociação será necessário se cadastrar na plataforma, isso se for o primeiro acesso.

Depois de fazer o cadastro, o cidadão precisará acessar o site com seu login e senha cadastrado e clicar em “Nova reclamação”. Na tela seguinte aparecerá uma opção para escolher a instituição em que a renegociação poderá acontecer e preencher o formulário com a proposta de renegociação.

Mutirão de Negociação de Dívidas: fique livre de suas dívidas
Imagem: Créditos/Canva

Com isso, o banco analisará sua proposta, contudo, as instituições pedem até 10 dias no máximo para analisar. Ainda no site do mutirão, é possível ter informações muito importantes em relação a organização financeira, para que você possa fazer uma negociação e não se endividar.

Além do mais, no site do Mutirão de Negociação de Dívidas você poderá ver todas as instituições financeiras que participam do mutirão, assim como, a Caixa, Banco Carrefour e Bradesco. Para acessar estas informações, basta acessar o site meubolsoemdia.com.br.

Certamente, você também vai gostar:

> Auxílio Brasil: Caixa terá a menor taxa para o consignado

Não deixe de acompanhar diariamente o Supercuriosidade para não perder nada da economia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies