PIX pode ser taxado pelo novo Governo?

Saiba se o PIX realmente será taxado a partir do próximo ano

O Banco Central (BC) lançou no atual governo o PIX. Sistema utilizado para transferências instantâneas e gratuitas de valores. Assim, o intuito desse sistema foi transformar as transações bancárias ainda mais eficazes e mais rápidas.

A oportunidade foi apresentada e os cidadãos brasileiros adotaram o PIX, principalmente pelo fato de fazer as transferências de qualquer valor e para qualquer conta sem custo algum. Anteriormente, as transferências eram feitas apenas por TED ou DOC, com taxas para essas transações.

No final do outubro, os cidadãos do nosso país tiveram a oportunidade mais uma vez de escolher seus representantes para governar o Brasil. Assim, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 60 milhões de votos foi eleito o novo presidente, que na ocasião era disputada com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Após a vitória de Lula para presidente, algumas conversar sobre uma possível taxação para as transações do PIX surgiu, o que ocorreria já no próximo ano, aplicada pelo novo governo. O relato que se espalha é que o o governo que assumirá em janeiro cobrará uma taxa significativa para aqueles que utilizarem a transferência instantânea.

Contudo, a taxação do PIX não passa de uma notícia falsa, de acordo com a Comprova. A Comprova é um projeto que está sob coordenação da Abraji, e é quem verifica qual a velocidade que uma notícia circula pela internet. De acordo com a consideração feita pela Comprova, esse projeto de taxação não existe e o presidente eleito não apresentou a proposta para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como surgiu esse boato do PIX?

Essa informação se espalhou depois de uma grande repercussão de um vídeo divulgado pelo pastor Silas Malafaia, no final de outubro. No vídeo ele aparece dizendo que o candidato a presidência do Brasil, Lula, pretendia criar uma Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) para taxar as transferências do PIX.

PIX pode ser taxado pelo novo Governo?
Imagem: Créditos/Exame

No vídeo, o pastor também afirma que o candidato tinha a intenção de congelar o dinheiro da poupança dos brasileiros para ofertar R$500 para as famílias brasileiras. Conforme apurado pela Comprova, o vídeo alcançou 1,7 mil comentários e 27,2 mil curtidas até dia 31 de outubro.

Então a Comprova afirmou que:

“A campanha de Lula já negou que exista a proposta de tributar o PIX. A reportagem não encontrou qualquer registro de declarações feitas pelo petista sobre o congelamento da poupança. O conteúdo ainda engana ao apontar que o plano de governo petista propõe a implementação do Peso Real, moeda unificada com outros países da América Latina”.

Certamente, você também vai gostar:

> INSS faz novo pente-fino nos benefícios: entenda

Não deixe de acompanhar diariamente o Supercuriosidade para não perder nada da economia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies