Salário Mínimo e aposentadoria terão reajuste: Saiba mais
Saiba como será o reajuste do Salário Mínimo e aposentadoria

Paulo Guedes, atual ministro da Economia anunciou na ultima quinta-feira (20) que o aumento da aposentadoria e do Salário Mínimo será preservado para o ano que vem. O novo valor, que será estabelecido em janeiro, terá que cobrir ao menos a inflação, conforme declaração do ministro, que declarou:
“O jogo está correndo. É claro que agora em janeiro, fevereiro, os aposentados e o Salário Mínimo serão corrigidos pelo menos igual a inflação”.
O anuncio foi passado para imprensa pouco depois do ministro participar de uma reunião da diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro. Paulo Guedes também defendeu uma readequação do teto dos gastos, opção que ainda está em analise.
As despesas com a pandemia, expuseram, de acordo com ele, o valor máximo, que precisava segurar os gastos do Governo Federal está “todo furado”, está “cheio de goteiras”. Conforme o ministro, a medida impossibilita o repasse a parentes agregados e outras despesas essenciais durante uma crise, como a pandemia.
A medida, que institui o teto é de 2016. Mesmo com possibilidades de alterações de vinculações de recursos, Guedes confirmou que as aposentadorias e o Salário Mínimo não sofrerão prejuízo. Então ele garantiu:
“Ninguém vai usar uma mudança de regra para prejudicar o Salário Mínimo e os aposentados”
Como será feito o reajuste do Salário mínimo?
Até o ano de 2019, o reajuste do salário era conforme o método que antecipava o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no Brasil) dos 2 últimos anos somados a inflação oficial do ano anterior.

Assim, desde 2020, a correção foi somente para repor a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Essas correções acontecem porque a Constituição Federal define que o valor do salário firmado em lei, nacionalmente unificado, estejam preparados para atender as obrigações vitais básicas e habitação para sua família.
Além disso, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, tendo correções constantes para que mantenham o poder aquisitivo. Dessa forma, deverá vetar sua vinculação para qualquer fim. O valor do Salário Mínimo muda também o pagamento das aposentadorias.
O valor do salário está nesse momento R$1.212. Guedes aproveitou e também confirmou que os salários dos funcionários público deverão sofrer reajuste, logo depois da situação mais crítica da pandemia.
Certamente, você também vai gostar:
> INSS paga benefício para mulheres com câncer
Não deixe de acompanhar diariamente o Supercuriosidade para não perder nada da economia.